Imprensa

Share page on

Anglo American gerencia uso de água em suas unidades para evitar despercídio e reduzir consumo

Ações nas plantas industriais de Barro Alto e Niquelândia incluem controle do nível do reservatório, impermeabilização do reservatório de água industrial e reaproveitamento da água da chuva

No Dia Mundial da Água (22 de março), a Anglo American reforça seu compromisso de uso responsável dos recursos hídricos. A água é um elemento fundamental na atividade de mineração e é utilizada em grande parte do processo produtivo, na extração e na obtenção do produto final. Para evitar o desperdício e garantir que as operações não reduzam o acesso das outras pessoas a esse recurso, a companhia adota circuitos fechados para a gestão da água em suas unidades, ou seja, toda a água utilizada nos processos industriais volta para reservatórios, de onde saem para serem reutilizadas. O objetivo global é que as operações reduzam significativamente seu consumo de água, em relação ao inicialmente previsto para 2020.

Um exemplo desse compromisso é a operação de Barro Alto. Com capacidade de 2 milhões de metros cúbicos, o reservatório de água industrial, localizado nos arredores da planta, foi impermeabilizado, visando evitar a perda por infiltração no solo de dezenas de litros de água por segundo. Além disso, o reservatório armazena a água da chuva para também ser reaproveitada nos processos industriais.

Outra ação em busca de redução do consumo na operação é o teste para a adição de um polímero biodegradável no processo de umidificação das estradas e acessos da mina. Este polímero será adicionado no tanque de água dos caminhões-pipa, visando reduzir a necessidade de água nova utilizada nesta atividade. Já na operação de Niquelândia, o controle do nível do reservatório também contribui para o uso responsável da água.

Estendendo à comunidade
Como forma de fortalecer ações relacionadas ao consumo responsável dos recursos hídricos, a Anglo American contratou a Sabesp – que realiza o fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em São Paulo – para elaborar um plano municipal de saneamento para o município de Barro Alto. O documento foi aprovado no dia 17 de março, em audiência pública, e agora será encaminhado em forma de lei para a Câmara de Vereadores.

O plano envolve desde o diagnóstico completo do saneamento da cidade, levantamento de dados populacionais e ambientais, projeção de demanda, até a previsão de volume para coleta de resíduos sólidos, informações sobre a hidrografia da região e também de áreas de risco de inundação no sistema viário local.