Imprensa

Share page on

Secretaria de Saúde, Reprolatina e Anglo American promovem ações para um Carnaval mais saudável em Barro Alto

Novas ações em Barro Alto

Ano após ano, a ONG Reprolatina, com apoio da Anglo American, mantém suas ações em Barro Alto, capacitando profissionais, adolescentes e mulheres da comunidade para atuar como multiplicadores orientando crianças, adolescentes e adultos a um estilo de vida mais saudável e menos vulnerável aos inúmeros riscos da vida cotidiana.

Seguindo essa linha, a Secretaria de Saúde e a Prefeitura Municipal de Barro Alto, com o apoio da Reprolatina e da Anglo American, promoverão até o 21 de fevereiro ações para sensibilizar adolescentes, jovens e adultos sobre prevenção de gravidez não planejada e das DST/HIV-AIDS. O objetivo é conscientizar para o uso do preservativo e outros métodos anticoncepcionais em todas as relações sexuais.

Uma tenda será montada em Barro Alto, onde haverá a distribuição de preservativos e panfletos informativos. Além disso, na sede do Núcleo Vivendo a Adolescência com mais Saúde em Barro Alto (Rua Josefa Nunes, Vila Dona Moça), terá um cine pipoca com vídeos informativos e um espaço para debates com participação de escolas e outros projetos sociais. Também serão veiculadas mensagens nas rádios locais e cartazes com frases educativas serão fixados nas portas das unidades de saúde, escolas e comércios.

Essa iniciativa faz parte do projeto “Vivendo a Adolescência com Mais Saúde em Barro Alto”, que é desenvolvido pela ONG Reprolatina em parceria com a Anglo American e a prefeitura municipal. O projeto tem como objetivo diminuir as vulnerabilidades da população do município, principalmente de adolescentes e jovens, para prevenir a gravidez não planejada, as doenças sexualmente transmissíveis e Aids, o uso de drogas, a violência sexual, entre outros aspectos da saúde sexual e reprodutiva.

Anglo American e Aids

A luta contra a Aids é uma bandeira tradicional da Anglo American e faz parte de sua política de responsabilidade social. A companhia foi uma das primeiras a desenvolver uma ampla estratégia de conscientização e prevenção com o objetivo de minimizar a contaminação entre seus empregados. Hoje, na África do Sul, onde a questão do HIV/Aids é mais crítica, a Anglo American fornece gratuitamente medicamentos para o tratamento de seus empregados portadores do HIV, além de oferecer tratamento terapêutico para o empregado e seus familiares.

No Brasil, a companhia realiza em datas específicas ações para reforçar a briga contra o vírus HIV, e estas ações são extensivas às comunidades onde a empresa está presente. No Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, a empresa faz ampla campanha de conscientização de seus empregados para a prevenção da infecção e não disseminação da doença; contra o preconceito e o estigma que envolve esta epidemia.