Imprensa

Share page on

Prefeitura Municipal de Barro Alto realiza 2ª Caminhada da Saúde com apoio da Anglo American

Atividade faz parte da programação comemorativa ao Dia Mundial da Saúde no município

Para incentivar a comunidade de Barro Alto a ter hábitos de vida mais saudáveis, a Anglo American e a ONG Reprolatina apoiam a 2ª Caminhada da Saúde na cidade. O evento, que será promovido pela Prefeitura Municipal de Barro Alto no dia 27 de abril, faz parte do projeto “Vivendo a Adolescência com mais Saúde em Barro Alto” e é comemorativo ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Oficinas, distribuição de folhetos informativos e incentivo à realização de exames de saúde reforçarão a campanha. As ações (exceto a Caminhada) se estenderão à Souzalândia no dia 20 de abril.

Saindo da Secretaria Municipal de Saúde, os participantes da 2ª Caminhada da Saúde percorrerão um trajeto nas principais avenidas em direção à Praça Central. Uma tenda educativa será montada no ponto de chegada, onde uma nutricionista ensinará os princípios de uma alimentação saudável e profissionais da saúde oferecerão gratuitamente o serviço de aferição de pressão, teste de glicemia, atualização das vacinas, emissão do cartão do SUS, entre outros serviços oferecidos pela área da saúde.

Para participar da Caminhada da Saúde, basta se inscrever gratuitamente no Núcleo Vivendo a Adolescência com mais Saúde em Barro (Rua Josefa Nunes, s/n, na saída para a Laguna) ou, então, na Secretaria Municipal de Saúde.

Um mural com dicas de saúde será montado nas escolas e nas unidades básicas de saúde. Os educadores e capacitadores do projeto realizarão ações educativas com adolescentes sobre cuidados com a saúde, abordando assuntos como exame preventivo, alimentação saudável e qualidade de vida. Os alunos também serão incentivados a agendar exames de saúde nas unidades básicas.

Durante o mês de abril, os agentes comunitários de saúde visitarão os moradores para aplicar na comunidade um questionário sobre prevenção e autocuidado com a saúde. Ainda dentro da programação, será ministrada uma oficina educativa com tema “Repensando o Conceito de Saúde”, nos projetos sociais e nas escolas Guaraciaba, Tiradentes e Maria Divina.

Sobre o projeto da Reprolatina
Apoiado pela Anglo American, o projeto “Vivendo a Adolescência com Mais Saúde em Barro Alto” é coordenado pela ONG Reprolatina e tem a missão de construir uma cultura de promoção de saúde sexual e reprodutiva em jovens e adolescentes do município. A metodologia considera a participação comunitária como um elemento fundamental, posicionando adolescentes e jovens como protagonistas das ações do projeto.

Dentro do projeto “Vivendo com Mais Saúde em Barro Alto”, voluntários vêm sendo capacitados para tratar de temas como doenças sexualmente transmissíveis, gravidez não planejada, uso de drogas, violência e exploração sexual.

Além disso, o projeto prevê a capacitação de um grupo de adolescentes em TecnoIogia da Informação, que criará um website e um blog com apoio técnico da equipe da Reprolatina. Eles serão capacitados para montar e abastecer com conteúdo as páginas virtuais. Os espaços funcionarão como instrumento de informação, educação e inclusão, em benefício do seu desenvolvimento pessoal e social.