Imprensa

Share page on

União que faz a FORÇA

CARE Brasil promove encontro com empreendedores em Barro Alto para discutir estratégias e esclarecer dúvidas sobre negócios

Os comerciantes de Barro Alto e Souzalândia deram mais um passo para o sucesso no mundo dos negócios. A ONG CARE Brasil, com o apoio da Anglo American, promoveu, no dia 01 de fevereiro, um encontro com membros da população local interessados em formalizar suas atividades como Microempreendedores Individuais (MEI). Na ocasião, o consultor do SEBRAE de Goianésia, José Soares Neto, e o analista de Programa da CARE, Luiz Cláudio Santos, falaram sobre a formalização, seus benefícios, obrigações e demais peculiaridades.

Após a reunião, várias pessoas demonstraram interesse em se formalizar pelo MEI e modernizar a gestão de suas atividades. Segundo Luiz Cláudio esse tipo de encontro é de extrema importância para que o empreendedor se formalize e possa ter mais acesso ao mercado, incrementando assim, sua renda. “No entanto, a partir da formalização, é necessário ter pleno conhecimento de suas obrigações e também dos benefícios de ser um MEI, para que possa usufruir disso e trabalhar com mais segurança", esclarece o analista da CARE.

Vantagens da lei
A lei do Microempreendedor Individual entrou em vigor no ano de 1999, com o propósito de retirar os trabalhadores da ilegalidade. Ao se enquadrar como microempreendedor, o empresário passa a ter uma série de vantagens como cobertura previdenciária, acesso facilitado a serviços bancários, inclusive a créditos, redução de impostos, assessoria gratuita de empresas contábeis, apoio técnico do SEBRAE, entre outras, tendo como resultado final o resgate da cidadania com a realização pessoal e profissional.

A autônoma Hélia Vitor de Souza acredita que o MEI é a oportunidade certa para o seu sucesso. Comerciante no ramo de vidraçaria, Hélia trabalhou durante anos como ambulante até que resolveu procurar a CARE para abrir o seu negócio. “Decidi ser autônoma pelo desejo de crescer e ser independente. Graças a CARE dei o meu primeiro passo, pois ela me apoia e me acompanha em todas as etapas”, explica a comerciante.

Foco no futuro
Seguindo essa visão, a CARE Brasil, em parceria com a Anglo American, iniciará em março, em Barro Alto e Souzalândia, um Programa de Formação Empreendedora. O projeto consiste na realização de mini-cursos onde os participantes aprenderão modernas práticas de gestão e terão assistência técnica de consultores.

Ao todo, serão ministrados, entre março e junho, vários módulos divididos entre seguintes temas: Como fazer o cálculo de custos do negócio, Gestão financeira em pequenos negócios, Estratégias de acesso a mercados e Implantação de processos de qualidade na oferta de produtos e serviços. Por meio destes cursos, a CARE Brasil e a Anglo American pretendem desenvolver ainda mais os dois municípios, profissionalizando o comércio local.