Imprensa

Share page on

Anglo American inaugura nesta sexta-feira a Estação de Tratamento de Água de Tombos (MG)

Anglo American é responsável por instalar seis estações de tratamento de água que atenderão 5 mil pessoas em Natividade, Porciúncula e Tombos

Na próxima sexta-feira, dia 2 de setembro, a Anglo American promove a inauguração de duas Estações de Tratamento de Água (ETA), instaladas no distrito de Catuné, no município mineiro de Tombos. No dia 24 deste mês, os moradores do distrito de Água Santa de Minas, também em Tombos, passarão a contar com a água oriunda da terceira Estação de Tratamento instalada no município.

As ETA’s foram doadas pela Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil, da Anglo American, que implanta na região o mineroduto do Projeto Minas-Rio. A empresa também investe na construção de mais três sistemas de tratamento de água, sendo um em Porciúncula (RJ) e dois em Natividade (RJ). Para a construção das seis ETA’s, a Anglo American investiu US$ 230 mil e esse projeto irá beneficiar cerca de 5.000 pessoas nos três municípios.

A ETA do distrito de Querendo, em Natividade, será inaugurada no dia 7 de setembro. As demais já estão concluídas e encontram-se em fase de testes, e serão inauguradas em breve.

Esta ação, promovida em parceria com as prefeituras, é resultado de uma consulta à comunidade na qual foram detectadas quais seriam as necessidades mais urgentes da população.

 “Os distritos beneficiados nestes municípios são formados basicamente por pequenos produtores, aposentados, e pessoas de baixa renda, que nunca tiveram água tratada e, por isso, a empresa achou por bem investir nessa demanda prioritária da comunidade que irá promover o desenvolvimento social acompanhado por um grande benefício ambiental,” comenta Maurício Martins, Gerente de Desenvolvimento Social da Anglo American.

Os equipamentos instalados têm a capacidade de tratar três litros de água por segundo. Além disso, a empresa tem o cuidado de, com base em normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), seguir as regras de potabilidade. A empresa oferecerá ainda suporte técnico durante três meses para treinamento de pessoal e funcionamento de todas as estações, garantindo assim maior eficiência dos equipamentos e água mais limpa.

Em reconhecimento à importância deste projeto, a Anglo American foi homenageada pela Câmara dos Vereadores de Tombos, recebendo uma moção de aplausos e também pela prefeitura do município, com o recebimento de uma placa de agradecimento em nome do prefeito.