Imprensa

Share page on

Câmara de Belo Horizonte concede o título de cidadão honorário a Newton Viguetti, da Anglo American

Evento acontece no próximo dia 6 de julho. Proposta foi apresentada pela então vereadora Luzia Ferreira, hoje deputada estadual, devido a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento regional sustentável

A Câmara Municipal de Belo Horizonte concede o título de cidadão honorário ao gerente geral de Desenvolvimento Sustentável e Licenciamento da Anglo American, Newton Augusto Viguetti Filho. A homenagem será realizada no dia 6 de julho, às 19h30.

A proposta foi apresentada pela então vereadora Luzia Ferreira, hoje deputada estadual e teve na vereadora Sílvia Helena a sustentação da proposta.

Viguetti receberá a homenagem devido ao importante trabalho que vem desenvolvendo a frente da Anglo American, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, sempre com o foco na preservação ambiental.

Entre as ações estão os projetos para mitigar os impactos ambientais na área que está recebendo as obras para viabilizar operações de mineração no estado. Viguetti também é responsável por todo processo de licenciamento e andamento dos programas de controle ambiental que estão sendo implantados, participa de discussões entre Órgãos Ambientais, Ministério Público, ONGs e Associações para a promoção de uma política ambiental sustentável em Minas Gerais, além de apoiar diversas iniciativas em prol do resgate cultural religioso das populações.

Currículo

Newton Augusto Viguetti Filho é engenheiro mecânico com MBA em Gestão Estratégica Socioambiental em Empreendimentos de Infraestrutura pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e aperfeiçoamento em Técnicas de Auditoria de Meio Ambiente e saúde ocupacional pela Arthur D. Little.

Viguetti é também especialista em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente na Anglo American, o profissional é responsável pelas áreas de Meio Ambiente, Relações com as Comunidades, Apoio Institucional, Licenciamento Ambiental, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável.

Com mais de 25 anos de experiência, atuou, por dois anos, como gerente de meio ambiente na Diretoria Executiva na Companhia Vale do Rio Doce, e por seis, como coordenador de projetos na MBV Consultores Associados, realizando mais de 120 diagnósticos de Meio Ambiente e Saúde Ocupacional para diversas empresas, dentre elas, Alcoa, Alpargatas, Procter & Gamble, Grupo Camargo Corrêa, dentre outras. Exerceu também, durante os anos de 1985 a 1996, as funções de Supervisor da Gerência de Desenvolvimento Ambiental da Companhia Siderúrgica Paulista – COSIPA.

Newton Viguetti é casado e pai de dois filhos.

Mais informações para a imprensa:

Minério de Ferro
Link Comunicação

Karen Gobbatto – 31 – 2126-8057 – karen.gobbatto@linkcomunicacao.com.br