Imprensa

Share page on

Anglo American adota políticas diferenciadas de Recursos Humanos para tornar-se empregador de escolha

Programa de Trainee e inclusão de mulheres na mineração são alguns destaques da empresa, responsável por cerca de 17 mil empregos diretos e indiretos no Brasil

Tornar-se líder global em mineração significa para a Anglo American ser o investimento de escolha, o parceiro de escolha e, principalmente, o empregador de escolha. Para isso, a empresa investe nas suas pessoas, oferecendo um ambiente de trabalho desafiador e ferramentas de crescimento profissional.

Em todo o Brasil, a Anglo American emprega cerca de 4.200 empregados diretos, que atuam nos negócios Minério de Ferro, Níquel, Nióbio e Fosfato. Estes talentos encontram na Anglo American a oportunidade de desenvolver as potencialidades em um ambiente colaborativo. Para isso, a empresa disponibiliza a todos os empregados o Modelo de Desenvolvimento de Pessoas (People Development Way) – ferramenta global que oferece as diretrizes e treinamentos para ajudar cada empregado a desenvolver a própria carreira.

O material é composto por competências principais que irão nortear todas as ações profissionais dentro da corporação e serão a base para que o empregado alcance novos níveis de desenvolvimento. As competências macro são: determinar estratégia; motivar pessoas; e entregar resultados.

O People Development Way oferece uma visão de longo prazo sobre a carreira e as necessidades de desenvolvimento. As avaliações são feitas em conjunto com o superior direto para definição de metas, correção de rotas e conclusão das etapas, estabelecendo uma dinâmica de trabalho mais contínua, aberta e transparente.

A ferramenta trabalha como forma de retenção e atração de pessoas pois, além de tornar mais consistente a aplicação dos valores da empresa, unifica critérios de mensuração de desempenho e de bonificação para as lideranças. O documento estabelece, ainda, comportamentos, conhecimentos, habilidades e atitudes capazes de promover a missão da empresa.

Benefícios
Além de oportunidades de crescimento, a Anglo American possui um pacote de benefícios e de políticas de valorização profissional atraentes. Além da remuneração competitiva, a empresa oferece PPR (Programa de Participação nos Resultados) de acordo com as metas e resultados, política educacional com o apoio ao empregado para cursos de graduação, pós-graduação e línguas, além de treinamentos e cursos específicos que atendam às necessidades de cada área de atuação.

Há ainda a remuneração variável para as lideranças, baseada nas metas anuais e no desempenho individual. A Anglo American recompensa seus líderes com bônus e concessão de ações da empresa.

Na busca do desenvolvimento profissional, a empresa promove, ainda, o Anglo American Development Program, que identifica talentos para que participem de treinamentos gerenciais no exterior e tenham contatos com demais colegas da Anglo American em outros países.

Diversidade
A empresa investe em programas de diversidade com o incentivo, principalmente, da inclusão das mulheres na mineração no Brasil e no mundo.

A política de diversidade também inclui o incentivo da contratação de pessoas com deficiência e a priorização da contratação de profissionais das comunidades onde atua.

Programa Trainee
A empresa conta com o Programa de Trainee nas unidades de Nióbio, Fosfato e Níquel. Esse programa tem o objetivo de atrair e capacitar jovens talentos para que possam assumir funções de liderança na Anglo American.

O programa tem duração de até dois anos e permite que os trainees conheçam um pouco de cada área da empresa, como elas se relacionam e o impacto de cada uma delas na organização como um todo.

Além do pacote de remuneração compatível com o mercado, a Anglo American oferece aos trainees benefícios como seguro saúde, vida, odontológico, previdência privada, transporte e refeição. A expectativa é que todos sejam efetivados ao final do programa.

Já a unidade de negócios Minério de Ferro atua junto às universidades de Minas Gerais para apresentar a empresa e atrair os jovens talentos. Esse projeto vem sendo desenvolvido dentro de um programa mais amplo, o Workforce, como forma de atrair e formar mão de obra qualificada para o Projeto Minas-Rio, atualmente em fase de implantação.

Priorização de mão de obra local
Buscar profissionais qualificados e formar mão de obra local para trabalharem na operação do Projeto Minas-Rio é o desafio da equipe de Recursos Humanos da unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil. Para isso, a equipe conta com um planejamento para contratação e formação de mão de obra, para já estarem prontos para o início da produção – o primeiro embarque de minério de ferro está  previsto para o 2º semestre de 2013. Serão oferecidos 1.300 empregos diretos, sendo que a maioria ficará concentrada em Minas Gerais, principalmente no município de Conceição do Mato Dentro.

Como o objetivo da empresa é buscar os profissionais nos municípios onde atuará, a Anglo American vai promover cursos de capacitação e de qualificação de mão de obra local, em parceria com o Senai. Do total de vagas a serem abertas, 600 serão preenchidas por profissionais egressos dos cursos promovidos pelo Senai.

O Programa de Capacitação de Mão de Obra Local será iniciado em janeiro do próximo ano, com o início dos cursos no Ginásio São Francisco, em Conceição do Mato Dentro. O local foi totalmente reformado e equipado pela Anglo American para abrigar uma unidade do Senai. Após participarem dos cursos, os alunos passarão por um processo seletivo.