Imprensa

Share page on

Projetos apoiados pela Anglo American em Barro Alto envolvem crianças e adolescentes em atividades culturais e esportivas

Camerata de Violões, Banda de Percussão Batuqueira e Bola na Rede - Golaço Social reiniciam atividades em fevereiro com mais de 500 alunos inscritos

A Anglo American, uma das maiores mineradoras do mundo, apoia projetos de investimento social, principalmente, nas comunidades em que atua. Em Barro Alto, os projetos Banda de Percussão, Bola na Rede – Golaço Social e Camerata de Violões envolvem crianças e adolescentes em atividades culturais e educacionais. A Anglo American, utilizando leis de incentivo fiscal, como a Lei Rouanet e o Fundo da Criança e do Adolescente, beneficia a comunidade local. No total, são mais de 500 alunos que, em fevereiro, iniciam mais um ciclo dos projetos

A Orquestra Cidades – Camerata de Violões de Barro Alto, respaldada pela Lei Rouanet, é conduzida pela Associação dos Amigos da Cultura. O projeto oferece vagas para crianças e adolescentes para formação musical. Neste ano, a novidade é a formação de um coral, composto por crianças. Mais de mil alunos já passaram pelo projeto. Em 2009, quase 200 deles participaram da gravação de um DVD, que será lançado nos próximos meses.

Para a presidente da Associação dos Amigos da Cultura, Ludmylla Vila Nova, o projeto oferece muito mais do que formação musical. “Além de ensinar violão orquestral e técnicas musicais, auxiliamos no desenvolvimento da cidadania de cada um dos alunos”, afirma Ludymilla. Os participantes têm ainda atendimento psicológico e acompanhamento de um assistente social. 

Cultura e esporte

Com apoio da Anglo American, a Associação dos Parceiros da Arte Cultural de Barro Alto (APAC) reforça o desenvolvimento cultural e esportivo do município. No projeto Banda de Percussão Batuqueira, também patrocinado  pela Lei Rouanet, jovens têm a oportunidade de aprender a tocar, dançar e encenar músicas de ritmo afro, além de confeccionar os instrumentos musicais como xequerê, caxixi, baquetas, treme-terra, utilizados nos cursos. Além das aulas de repercussão, os alunos podem participar de diversas outras oficinas promovidas pela entidade em sua sede.

Também com recursos da Anglo American via Fundo da Criança e do Adolescente, em parceria com a Prefeitura Municipal e Conselho Municipal da Criança e do Adoslescente, a APAC desenvolve o projeto Bola da Rede – Golaço Social. Busca-se, por meio do esporte, estimular o desenvolvimento saudável e educacional de crianças em condição de vulnerabilidade social. Em Barro Alto, são oferecidas aulas de ginástica rítmica e voleibol, e no Distrito de Souzalândia, futsal, futebol e voleibol.

As aulas de cada modalidade ocorrem duas vezes por semana, com duração de 90 minutos com intervalo para lanche. O projeto atende, ao todo, 160 crianças e adolescentes, com metodologia e acompanhamento pedagógico da Fundação Gol de Letra, reconhecida pela UNESCO como instituição modelo. Em ambos os projetos, os alunos são acompanhados por professores de educação física, professores de música, psicóloga, assistente social e pedagoga.

Os interessados podem entrar em contato com as entidades para obter mais informações. A Associação Amigos da Cultura tem sede no Salão Comunitário dos Vicentinos, na Avenida Goiás, quadra 28, lote 07, no Centro de Barro Alto. Já a sede da Associação Parceiros da Cultura de Barro Alta está situada na Rua Alfredo Sebastião, nº 60, também no Centro do município.

.