Imprensa

Share page on

Anglo American contrata 1,2 mil profissionais para atuar no Projeto Minas-Rio

Dentre os profissionais mais requisitados, estão técnicos da área de operação e manutenção, engenheiros de produção, eletricistas, químicos e de meio ambiente

A Anglo American, um dos maiores grupos de mineração do mundo, irá contratar 1,2 mil profissionais para atuar na fase de operação do Projeto Minas-Rio, principal projeto mundial de exploração de minério de ferro da empresa. A demanda por mão de obra se deve à necessidade de preparação dos empregados para as operações da mina, usina de beneficiamento, mineroduto, filtragem e porto, quando o projeto, atualmente em fase de obras, estiver pronto para operar. O primeiro embarque de minério de ferro está previsto para o segundo semestre de 2013.

As vagas são para técnicos, operadores, engenheiros e geólogos assim como para as áreas de planejamento, mineroduto, filtragem, manutenção de mina e usina, gestão ambiental, gestão de processos, gestão de projetos, infraestrutura, segurança empresarial, saúde ocupacional e meio ambiente.

O setor de engenharia continua sendo o de maior demanda da empresa, sobretudo as engenharias de produção, elétrica, química, meio ambiente e manutenção e a área de geologia. Os interessados devem cadastrar seus currículos no site da Anglo American www.angloamerican.com.br por meio link Carreiras.

Os 1,2 mil empregados serão lotados em Belo Horizonte; Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), onde se localizam a futura mina, a planta de beneficiamento, estação de bombas 1 do mineroduto ; Santo Antônio do Grama (MG), onde se localiza a Estação de Bombas 2 ; além de Tombos (MG), onde se encontra a Estação de Válvulas. Por último, São João da Barra (RJ), onde funcionará a filtragem e o terminal de minério de ferro do Porto do Açu.

Prioridade para mão de obra local
A Anglo American aposta no talento local para trabalhar nas operações do Projeto Minas-Rio. Para isso, vai oferecer qualificação profissional por meio da parceria com o Senai, que já está instalado em Conceição do Mato Dentro, no Ginásio São Francisco, em parceria com a prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro, Mitra Diocesana de Guanhães e Senai. O desenvolvimento de qualificação local será estendido para todas as cidades do empreendimento.

Segundo Claudiana Silva, gerente de Recursos Humanos e Administrativo da Pré-Operação do Projeto Minas-Rio da Anglo American, o mercado está aquecido e a disputa pelos profissionais é acirrada. “Entre 2011 e 2013, mais de 18 mil vagas serão abertas no setor de mineração em todo Brasil. Serão muitas oportunidades para poucos profissionais capacitados e temos como prioridade a contratação de mão de obra local. Por isso, estamos investindo nos novos talentos da região onde vamos operar”, afirma.

O Senai vai oferecer, a partir de 2012, 455 vagas para qualificação nos seguintes cursos: operador de equipamento de mina, mecânico de equipamento de mina, operador de planta de beneficiamento, mecânico de instalações industriais, eletricista de planta de beneficiamento e mineroduto, e soldador de instalações industriais.

Programação dos cursos do Senai em Conceição do Mato Dentro
Curso Duração Número de vagas Datas de início das turmas
Operador de equipamento de mina 4 meses 152 Outubro - 2012
Fevereiro - 2013
Maio - 2013
Agosto - 2013
Mecânico de equipamento de mina 5 meses 67 Maio - 2012
Setembro - 2012
Outubro - 2013
Operador de beneficiamento de planta 5 meses 77 Abril - 2012
Setembro - 2012
Mecânico de instalações industriais 6 meses 89 Maio - 2012
Eletricista de planta de beneficiamento e mineroduto 6 mesesv 33 Maio - 2012
Soldador de instalações industriais 6 meses 39 Maio - 2012

Cadastro de currículos no site da Anglo American
Os interessados pelas vagas para técnicos, operadores, engenheiros e geólogos assim como para as áreas de planejamento, manutenção de mina e usina, gestão ambiental, gestão de processos, gestão de projetos, infraestrutura, segurança empresarial, mineroduto e filtragem, devem se cadastrar no site www.angloamerican.com.br.

Sobre o Projeto Minas-Rio
Principal projeto mundial da Anglo American, o Minas-Rio está em fase de obras. A empresa investe cerca de US$ 5 bilhões na implantação para atingir a capacidade de produção de 26,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro e abastecer o mercado externo a partir do segundo semestre de 2013. O Minas-Rio inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; o maior mineroduto do mundo com 525 km de extensão e que atravessa 32 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da LLX com 49% de participação, localizado em São João de Barra (RJ).

Sobre a Anglo American
A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Joanesburgo. Seu portfólio de negócios abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês, carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos – cobre e níquel; e metais e minerais preciosos – no qual é líder global em platina e diamantes, entre outros produtos.

A Anglo American adota os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades e promove o desenvolvimento sustentável nas comunidades próximas às suas regiões de atuação. As operações e projetos de mineração da empresa estão localizados na África do Sul, América do Sul, Austrália, América do Norte e Ásia.

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro negócios: Minério de Ferro, com a operação do Sistema Amapá em Pedra Branca do Amapari e Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo; Níquel, com operações nas cidades de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; Fosfato (Copebrás), com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e Nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.

Os interessados pelas vagas para técnicos, operadores, engenheiros e geólogos assim como para as áreas de planejamento, manutenção de mina e usina, gestão ambiental, gestão de processos, gestão de projetos, infraestrutura, segurança empresarial, mineroduto e filtragem, devem se cadastrar no site www.angloamerican.com.br.