Imprensa

Share page on

Anglo American inaugura planta industrial de níquel em Barro Alto, Goiás

Cynthia Carroll, presidente mundial do Grupo, afirma que a decisão de prosseguir com o Projeto Barro Alto, mesmo em meio à crise global, foi uma aposta correta
A Unidade de Negócio de Níquel da Anglo American inaugurou no dia 6 de dezembro um de seus maiores projetos de crescimento estratégico no mundo: a planta industrial de Barro Alto, no interior de Goiás. A cerimônia teve a presença da presidente mundial da mineradora, Cynthia Carroll, do presidente da Unidade de Negócio Níquel, Walter De Simoni, do governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, do prefeito da cidade de Barro Alto, Luciano de Lucena, do deputado Rubens Otoni, que representou a presidente Dilma Rousseff na solenidade, e outras autoridades.

A cerimônia foi aberta com uma apresentação musical da Camerata de Violões de Barro Alto, projeto da região apoiado pela Anglo American e incentivado pela Lei Rouanet. Logo depois, foi a vez de Walter De Simoni discursar sobre os balanços positivos da nova planta de níquel. “O anúncio da aprovação do projeto, em 2006, teve um significado muito expressivo para o ciclo de produção da Anglo American. Ao longo de todo o projeto, tivemos 26 mil trabalhadores operando no local, com pico máximo de 8 mil simultâneos durante a fase de construção”, afirmou Walter. Ele reiterou que 70% da mão de obra utilizada na planta industrial é composta por moradores da região.

Já a presidente global do Grupo, Cynthia Carroll, ressaltou o Brasil como país-chave para os negócios da empresa. “É maravilhoso estar de volta a um país que é tão importante para nós. Os resultados deste projeto mostram que a aposta que fizemos em 2008, de continuar os investimentos em Barro Alto mesmo em meio à recessão econômica mundial, valeu a pena. Vemos um cenário de contínuo investimento e estabilidade financeira no Brasil”, destacou Cynthia.

O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, e o prefeito da cidade de Barro Alto, Luciano de Lucena, também discursaram e reiteraram a importância da Anglo American para o município e o Estado.

 Após o descerramento da placa de inauguração, todas as autoridades se dirigiram ao interior da planta industrial para assistirem à corrida de metal, ato que marcou o fim da cerimônia.