Imprensa

Share page on

Reprolatina lança ações de prevenção no Carnaval em Barro Alto

Atividades se estendem até 8 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher

Entre os dias 28 de fevereiro e 8 de março, a ONG Reprolatina promoverá ações para sensibilizar adolescentes, jovens e adultos sobre prevenção de gravidez não planejada e das DST/HIV-AIDS. Por meio de atividades em escolas, unidades de saúde e outros locais públicos, o objetivo é conscientizar para o uso do preservativo e outros métodos anticoncepcionais em todas as relações sexuais.

Durante a campanha, serão distribuídos materiais educativos e camisinhas. Cartazes serão colocados nas unidades de saúde, escolas e estabelecimentos comerciais de Barro Alto. Além disso, os voluntários da entidade apresentarão peças teatrais, com temáticas relacionadas ao combate às drogas e ao álcool, e à maneira de se exigir o uso de camisinha em uma relação sexual.

Um vídeo com título “Uma vezinha só” será exibido para os alunos das escolas de Barro Alto, seguido por um debate aberto com os estudantes, facilitado pelos profissionais e pelos adolescentes que atuam como voluntários de saúde sexual e reprodutiva, ambos capacitados pela Reprolatina.

Compondo ainda a programação nas escolas, haverá concurso que selecionará as melhores mensagens com o tema “Por que é importante não engravidar na adolescência?” e as melhores redações sobre “O machismo e suas conseqüências”.

Especialmente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, os estudantes serão convidados a escrever uma carta para a mãe, para ser entregue na data que marca a luta das mulheres em busca de direitos e dignidade pessoal, social e profissional.

Textos sobre a data também serão entregues à comunidade em praças, comércios e outros lugares públicos. Além disso, serão montados murais, com informações sobre a Lei Maria da Penha e dados relevantes sobre a violência contra as mulheres. 

O projeto

O projeto “Vivendo a Adolescência com Mais Saúde em Barro Alto” é desenvolvido pela ONG Reprolatina em parceria com a Anglo American e a prefeitura municipal. O projeto tem como objetivo diminuir as vulnerabilidades da população do município, principalmente de adolescentes e jovens, para prevenir a gravidez não planejada, as doenças sexualmente transmissíveis e Aids, o uso de drogas, a violência sexual, entre outros aspectos da saúde sexual e reprodutiva. Em dezembro, marcando o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Reprolatina desenvolveu ações junto aos empregados que trabalham no projeto Barro Alto. A meta deste ano é atingir taxa zero de gravidez não planejada entre as adolescentes do município.

Anglo American e Aids

A luta contra a Aids é uma bandeira tradicional da Anglo American e faz parte de sua política de responsabilidade social. A companhia foi uma das primeiras a desenvolver uma ampla estratégia de conscientização e prevenção com o objetivo de minimizar a contaminação entre seus empregados. Hoje, na África do Sul, onde a questão do HIV/Aids é mais crítica, a Anglo American fornece gratuitamente medicamentos para o tratamento de seus empregados portadores do HIV, além de oferecer tratamento terapêutico para o empregado e seus familiares. No Brasil, a companhia realiza em datas específicas ações para reforçar a briga contra o vírus HIV, e estas ações são extensivas às comunidades onde a empresa está presente. No Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, a empresa faz ampla campanha de conscientização de seus empregados para a prevenção da infecção e não disseminação da doença; contra o preconceito e o estigma que envolve esta epidemia.