Imprensa

Share page on

Empresários de Dom Joaquim recebem curso de capacitação sobre o tema “Análise de risco e decisão de crédito”

Curso faz parte do Programa de Desenvolvimento Integrado de Fornecedores Locais (PDIF) desenvolvido pela Anglo American para fomentar o crescimento econômico sustentável da região

Os micro e pequenos empresários do município de Dom Joaquim vão participar, a partir do próximo dia 27 de junho, do curso de capacitação “Análise de risco e decisão de crédito”. Com carga horária de 21 horas/aula, o curso recebeu 30 inscritos, ou seja, teve o número total de vagas preenchidas. 

O curso faz parte do Programa de Desenvolvimento Integrado de Fornecedores Locais (PDIF), promovido pela Anglo American em parceria com a Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e com as associações comerciais dos municípios de Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas. 

O Programa começou a ser implantado há mais de três anos junto às comunidades dos três municípios para fomentar o crescimento econômico sustentável da região. Foram desenvolvidos cursos e palestras, voltados para empresários e prestadores de serviço. Além dos cursos online disponibilizados desde o início de 2010 no site da Fiemg, já foram promovidos cinco cursos presenciais de curta duração, o que permitiu capacitar cerca de 150 pessoas, em mais de 130 horas de treinamento.

Dentre os temas abordados estão “Gestão financeira”, “Marketing e Vendas”, “Análise de risco e decisão de crédito” e “Formação de preços e elaboração de propostas comerciais”.

A Anglo American vem desenvolvendo esse trabalho junto a essas comunidades, pois a região está recebendo os investimentos de instalação da mina e da usina de beneficiamento da unidade de Minério de Ferro da empresa, com a implantação do Projeto Minas-Rio, que contempla ainda um mineroduto de 525 quilômetros, que vai passar por 32 municípios dos dois estados.

“Uma das políticas da Anglo American é promover o crescimento sustentável das comunidades que estão recebendo os investimentos do projeto Minas-Rio, oferecendo oportunidades para que toda a sociedade seja beneficiada com a chegada da empresa”, comenta Newton Viguetti, gerente geral de Desenvolvimento Sustentável e Licenciamento, da Anglo American, unidade de Negócio Minério de Ferro Basil.

As ações tiveram início em 2008, quando a Fiemg realizou um levantamento das diversas necessidades econômicas e de formação educacional dos três municípios. O estudo resultou em um diagnóstico completo da economia regional e serviu de base para o desenvolvimento das ações do Programa da Anglo American. 

O resultado tem sido expressivo e o interesse dos micro e pequenos empresários vem aumentando. A proprietária e administradora da pousada Rancho Alegre de Conceição do Mato Dentro, Flávia Cristina Lages Vasconcelos, foi uma das empresárias da região que participou dos cursos. 

“Foi uma experiência fantástica. Apliquei os conhecimentos no dia a dia da pousada e já consigo ver os resultados, como a melhora no atendimento aos clientes e maior profissionalismo da equipe”, comentou e confirma o interesse em participar de novos cursos. 

Para agosto está programado um workshop entre os representantes dos departamentos de Suprimentos da Anglo American e dos principais fornecedores da empresa com empresários locais e representantes das associações comerciais de Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Alvorada de Minas. 

O encontro será voltado para discutir e nivelar conceitos com o objetivo de estabelecer parcerias para o fornecimento de insumos à unidade da Anglo American na região. O workshop tem o intuito de capacitar e dinamizar o mercado local para estabelecer um relacionamento com os fornecedores, além de desenvolver uma cultura voltada para a busca permanente de resultados que tenham como consequência a rentabilidade, a lucratividade e o retorno do capital investido.