Imprensa

Share page on

Anglo American nomeia Paulo Castellari como presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil

O atual diretor Comercial da Minério de Ferro Brasil, Paulo Castellari, assumirá em janeiro de 2012 a presidência da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil.

A Anglo American anuncia Paulo Castellari como presidente da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil a partir de janeiro de 2012. Paulo Castellari atualmente ocupa a posição de diretor Comercial da Minério de Ferro Brasil com responsabilidades nas áreas de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios, Marketing & Vendas e Suprimentos. Antes de se juntar à equipe da Minério de Ferro Brasil em maio de 2011, Paulo atuou como presidente dos negócios de nióbio e fosfato, também sediados no Brasil.

Paulo Castellari substitui Stephan Weber, que decidiu buscar novas oportunidades após ter liderado o projeto de minério de ferro Minas-Rio durante um período de significativo desenvolvimento e progresso nas questões regulatórias, bem como de uma importante virada nos resultados operacionais do Sistema Amapá.

Cynthia Carroll, presidente global da Anglo American, disse: “Gostaria de agradecer sinceramente a Stephan Weber por sua enorme contribuição para os negócios da Minério de Ferro Brasil. Sob sua liderança alcançamos um progresso significativo no Projeto Minas-Rio e uma importante virada nos resultados operacionais do Sistema Amapá. Ele deixará o Grupo com nossos votos de muito sucesso para o futuro. Tenho o prazer de dar as boas-vindas a Paulo Castellari como sucessor do Stephan na Minério de Ferro Brasil nesse momento em que avançamos para as etapas de construção civil e instalação de nosso projeto de classe mundial, Minas-Rio. A vasta experiência de Paulo na gestão de projetos complexos e de performance será de grande valor enquanto caminhamos para a entrega do Minas-Rio – um dos maiores projetos de mineração do mundo.

Stephan Weber disse: “Tenho muito orgulho do que o time da Minério de Ferro Brasil atingiu durante meu período enquanto presidente. Agora que o projeto avança para uma diferente etapa, é o momento certo de eu assumir novas oportunidades. Desejo à equipe muito sucesso nos desafios futuros”.

Paulo Castellari disse: “Sinto-me honrado em assumir a liderança dos nossos negócios de minério de ferro no Brasil. O Projeto Minas-Rio é um empreendimento muito interessante em vários aspectos – desde a sua escala, sua logística diferenciada, sua alta qualidade e pureza de produto, até sua posição de custo altamente competitiva e potencial significativo de expansão para além da nossa base de recursos estimada em 5,3 bilhões de toneladas. Embora ainda tenhamos muito trabalho em termos de obras e obtenção de algumas licenças, nós estamos completamente focados na entrega bem-sucedida do projeto”.

Sob a liderança de Stephan Weber, o Projeto Minas-Rio obteve suas principais licenças e permissões, incluindo a portaria de lavra; as duas importantes licenças de instalação da região da mina, planta de beneficiamento e barragem de rejeitos; e o decreto de servidão administrativa para acesso às terras dos 525 km do mineroduto. Também, sob sua gestão, o Projeto assegurou acordo que prevê por 25 anos uma tarifa fixa portuária extremamente competitiva para a exportação de minério de ferro pelo Porto do Açu.

Nota ao editor

A Anglo American é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Joanesburgo. Seu portfólio de negócios abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês, carvão metalúrgico e carvão térmico; metais básicos – cobre e níquel; e metais e minerais preciosos – no qual é líder global em platina e diamantes.

A Anglo American adota os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades e promove o desenvolvimento sustentável nas comunidades próximas às suas regiões de atuação. As operações de mineração e os projetos de crescimento da empresa estão localizados no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte e Ásia.

Paulo Castellari tem 17 anos de experiência na indústria de mineração, com atuação em operações na América do Sul, região sul da África e Europa. Antes de se juntar ao time da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil em maio de 2011, Paulo ocupou a presidência dos negócios de nióbio e fosfato sediados no Brasil. Anteriormente ele atuou por cinco anos na divisão Metais Básicos, como diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, conduzindo a performance operacional e o planejamentos estratégico de longo prazo dos negócios de níquel e nióbio. No início de sua carreira, Paulo trabalhou com projetos de capital e finanças corporativas na AngloGold Ashanti e Minorco.

www.angloamerican.com.br